GS

GS manual 


1. O que e Powershift

PowerShift é uma tecnologia de transmissão automática dupla de embreagem desenvolvida pela Ford Motor Company, em parceria com a Getrag. Ela combina a eficiência de uma transmissão manual com a conveniência de uma transmissão automática.


Características principais

1. Dupla embreagem para troca rápida de marchas.

2. Transmissão automática de seis velocidades.

3. Eficiência de combustível melhorada.

4. Desempenho aprimorado.

5. Suavidade na troca de marchas.


Vantagens

1. Melhor desempenho em terrenos acidentados.

2. Economia de combustível.

3. Redução de emissões.

4. Maior conforto ao dirigir.

5. Tecnologia avançada.


Modelos que utilizam PowerShift

1. Ford Fiesta.

2. Ford Focus.

3. Ford Figo.

4. Ford Mondeo.


Outras tecnologias semelhantes

1. Dual Clutch Transmission (DCT).

2. Tiptronic (Audi).

3. Steptronic (BMW).

4. Sportronic (Porsche).

5. Mercedes PowerShift (não é uma tecnologia da Mercedes-Benz, mas sim da Ford).


Desvantagens

1. Problemas de confiabilidade.

2. Vibrations durante a troca de marchas.

3. Dificuldade em encontrar peças de reposição.

4. Manutenção mais complexa.


Fontes:


1. Site oficial Ford.

2. Carro Clube.

3. Quatro Rodas.

4. Auto Esporte..

2 . Mercedes PowerShift o que e isto

O Mercedes PowerShift é uma tecnologia de transmissão automática desenvolvida pela Mercedes-Benz. Ela combina a eficiência de uma transmissão manual com a conveniência de uma transmissão automática.


Características principais:

1. Transmissão automática de dupla embreagem.

2. Troca rápida de marchas.

3. Eficiência de combustível melhorada.

4. Desempenho aprimorado.

5. Suavidade na troca de marchas.


Vantagens:

1. Melhor desempenho em terrenos acidentados.

2. Economia de combustível.

3. Redução de emissões.

4. Maior conforto ao dirigir.

5. Tecnologia avançada.


Modelos que utilizam PowerShift:

1. Mercedes-Benz Clase A.

2. Mercedes-Benz Clase B.

3. Mercedes-Benz Clase C.

4. Mercedes-Benz Clase E.

5. Mercedes-Benz GLA.

6. Mercedes-Benz GLC.


Outras tecnologias semelhantes:

1. Dual Clutch Transmission (DCT).

2. Tiptronic (Audi).

3. Steptronic (BMW).

4. Sportronic (Porsche).


Fontes:


1. Site oficial Mercedes-Benz.

2. Carro Clube.

3. Quatro Rodas.

4. Auto Esporte.

Caixa de mudanças GO240-8
Informações gerais A Mercedes-Benz apresenta a caixa de mudanças automatizada MPS (PowerShift) disponível com 8 marchas GO 240-8K/10,38 (execução 714,180). De série ou como opcional será instalada nos ônibus Mercedes-Benz, Setra Omnibus para segmentos ônibus rodoviários ou urbanos, equipados com motores OM457 LA (260 – 335- KW).
A GO 240-8K com sistema de mudanças de marchas com auxilio pneumático se diferencia do conhecido sistema de engate da caixa de mudanças manual de 6 marchas nas caixas de mudanças de ônibus (GO 190/210/230-6).
A caixa GO 240-8k sistema de engate eletropneumático proporciona engates de marchas confortáveis e inovador, equipada com funções de segurança nas mudanças de marchas automatizadas PowerShift e Retardador Voiht VR 115E integrado oferece nos veículos Mercedes Benz para seus potentes motores um convincente conjunto de Caixa de mudanças – Alavanca – Retardador sistema de retenção. O fato de poder efetuar as mudanças de marcha mais rápido não apenas reduz o tempo de troca de marchas, mas também diminui a interrupção de tração, aumentando a segurança, preserva a cadeia cinemática e melhora a condução do veículo, aliviando o trabalho do motorista, que tem a condução mais confortável. A caixa de mudanças GO 240-8K está preparada para assumir um torque máximo de entrada de 2400 Nm com veículos de até 26t de peso máximo admissível e peso rebocado de até 3,5t nos veículos de longa distância
GO 240 – 8 PowerShift com retardador Voith R115E
Mesmo retardador VR-115-E das conhecidas caixas de mudanças: GO 190-6 até GO 230-6
Torque de frenagem de até 3.700 Nm Óleo em compartimentos separados para uma melhor manutenção (trocas de óleo). Ver BusDoc. Mais segurança para o motorista e passageiros





Posicionador de Embreagem


1 : Conexão de ar comprimido
Válvula de escape de ar Extração de ar Sensor do curso da embreagem Pistão com haste de pistão Cilindro MKUB1 Válvula eletromagnética da embreagem, entrada de ar 1 MKUB2 Válvula eletromagnética da embreagem, entrada de ar 2 MKUE1 Válvula eletromagnética da embreagem, vazão de ar 1 MKUE2 Válvula eletromagnética da embreagem, vazão de ar 2
Identificação



GO 240-8 + VR 115 E

G = Getriebe - indica o nome do grupo caixa de mudanças

O = Ônibus – menciona o tipo de veículo onde será instalado (ônibus)

24 = 24 (X 100) = 2400 é o valor do torque máximo de entrada em Nm à caixa de mudanças.

0 = Overdrive

8 = 8 marchas para frente

K = Caixa de mudanças com garras (Klauen)

+ VR = Retardador Voiht – versão hidrodinâmica secundária.

115 = Modelo do Retardador Voith

E = EvoBus
Acionamento da embreagem Para possibilitar conforto ao motorista quanto à operação da embreagem do sistema de mudanças automatizadas PowerShift, seu funcionamento é controlado com base nas características da embreagem pelo módulo de comando CPC(10A10).

Analisando as características da embreagem, o módulo de embreagem "CPC" reconhece em que posição começa ou termina o "ponto de arraste" (dragger) da embreagem. O "ponto de arraste" se estende por um intervalo curto no sistema de operação da embreagem automatizada. Isso resulta na diminuição do desgaste da embreagem com simultânea redução ou limitação do torque do motor e da velocidade do motor. O ponto de arraste da embreagem é definido da seguinte forma:

Quando a embreagem está fechada, o torque do motor começa a ser transferido nesse intervalo, e quando a embreagem está se abrindo, o torque não é mais transferido naquele ponto. O ponto de arraste está localizado a cerca de 50 - 60% da distância de operação da embreagem. A operação da embreagem automatizada busca superar o intervalo de curso livre rapidamente até o ponto de arraste. Apesar da rapidez da operação da embreagem, ainda devem ser garantidos uma partida confortável, o comportamento de separação e de manobra.

Tarefa

O acionamento da embreagem (12A7) converte os sinais elétricos do controle de acionamento pneumático do cilindro de ativação e opera os componentes da embreagem mecânica. Ao mesmo tempo, detecta o curso da embreagem e emite um sinal elétrico correspondente.

Construção

Os seguintes componentes estão integrados ao acionamento da embreagem (12A7):




Posicionador de Embreagem

1: Conexão de ar comprimido
2: Válvula de escape de ar
3: Extração de ar
4: Sensor do curso da embreagem
5: Pistão com haste de pistão
6: Cilindro
MKUB1 Válvula eletromagnética da embreagem, entrada de ar 1
MKUB2 Válvula eletromagnética da embreagem, entrada de ar 2
MKUE1 Válvula eletromagnética da embreagem, vazão de ar 1
MKUE2 Válvula eletromagnética da embreagem, vazão de ar 2



Funcionamento:

São necessárias quatro válvulas solenoides para possibilitar a entrada e saída de fluxo de ar comprimido do cilindro, na proporção correta. As válvulas MKUB2 e MKUE2 têm passagem de ar maior. Elas são utilizadas para a regulagem aproximada do curso da embreagem. As válvulas MKUB1 e MKUE1 operam com uma área de fluxo menor e proporcionam um controle mais exato da embreagem. O sensor do curso da embreagem (12B05) detecta a posição do acionamento da embreagem no momento. O acionamento da embreagem ativa diretamente o sistema mecânico da embreagem. A posição da embreagem pode ser ativada e mantida por meio de quatro válvulas solenoides. O sensor de curso da embreagem (12B05) capta o curso da haste do pistão e gera um sinal elétrico proporcional. Para veículos com caixa de mudanças GO 190/210/230 e sensor de curso, a aprendizagem é realizada na eletrônica CPC(10A10), e para as caixas PowerShift na


















Funcionamento:



São necessárias quatro válvulas solenoides para possibilitar a entrada e saída de fluxo de ar comprimido do cilindro, na proporção correta. As válvulas MKUB2 e MKUE2 têm passagem de ar maior. Elas são utilizadas para a regulagem aproximada do curso da embreagem. As válvulas MKUB1 e MKUE1 operam com uma área de fluxo menor e proporcionam um controle mais exato da embreagem. O sensor do curso da embreagem (12B05) detecta a posição do acionamento da embreagem no momento. O acionamento da embreagem ativa diretamente o sistema mecânico da embreagem. A posição da embreagem pode ser ativada e mantida por meio de quatro válvulas solenoides. O sensor de curso da embreagem (12B05) capta o curso da haste do pistão e gera um sinal elétrico proporcional. Para veículos com caixa de mudanças GO 190/210/230 e sensor de curso, a aprendizagem é realizada na eletrônica CPC(10A10), e para as caixas PowerShift na

Função da válvula de segurança

Um acionamento de embreagem com válvula de segurança é o padrão, para que a embreagem não abra e a placa de pressão se estenda excessivamente, no caso da válvula acionadora com escape no veículo estacionado com a ignição desligada.
Válvula de segurança (dispositivo de restrição com válvula de retenção) Válvula de segurança: Aberta de 0 – 1.9 bar











Remover/instalar o acionamento da embreagem


Atenção! Risco de Acidente! Ao remover o acionamento da embreagem, certifique-se de que o parafuso de respiro (seta) esteja aberto a 90° e que a ignição esteja desligada. Com certos códigos de falha, o ar entra constantemente no acionamento da embreagem (com a embreagem aberta) e o acionamento permanece pressurizado. Se o acionamento da embreagem é removido enquanto estiver nessa posição, o pistão na frente do acionamento da embreagem poderá se soltar (a 8,5 bar!).
Exemplo: O rolamento axial da placa de pressão está quebrado. O acionamento da embreagem permanece totalmente estendido e você pode não perceber enquanto está removendo o acionamento da embreagem.










Acionamento da embreagem - Antigo





Acionamento da embreagem - Novo

Ajuste de empurrador da embreagem

Para aliviar o controle e com isso melhorar a regulagem do posicionamento, as tolerâncias quanto ao empurrador do acionamento da embreagem necessitam ser mantidas o menor possível. Antes da instalação do acionamento da embreagem é necessário ajudar o empurrador do acionamento da embreagem.




Dispositivo de ajuste W 400 589 03 23 00